Ícone do site D’Santos Assessoria Contábil | Contabilidade em Paraíso do Tocantins

Declaração do IR 2023: fique por dentro das atualizações

032012520544 (2) - D’Santos Assessoria Contábil | Contabilidade em Paraíso do Tocantins

Declaração IR 2023: confira as regras e não deixe para última hora!

Saiba como realizar a declaração do IR 2023 e evite problemas fiscais

Os prazos de entrega da declaração do IR (Imposto de Renda) já foram estipulados, e para evitar problemas com o Fisco é fundamental que saiba quais são as principais informações sobre esse tributo. 

O Imposto de Renda é um dos impostos mais importantes do país, sendo milhares de cidadãos contribuintes durante todos os anos. Para ajudar você a entender melhor sobre os documentos necessários e outras informações, iremos apresentar nesse artigo os principais critérios para a declaração do IR. Acompanhe!

Quais são as regras para declaração do IR 2023?

A declaração do IR (Imposto de Renda) é um tributo essencial para milhares de brasileiros contribuintes. Conforme as reformas governamentais, é comum presenciar mudanças que interferem diretamente nesse tributo.

Para o ano de 2023, houve mudanças no valor mínimo de declaração, que em sua totalidade foi para R$ 28.559,70 ao ano, em torno de R$ 2.379 por mês. 

Dessa maneira, pessoas físicas e jurídicas que recebem esse valor ou mais durante o mês, devem declarar o IR 2023. Além disso, é preciso se atentar aos documentos e informações na hora do preenchimento para não haver inconsistências.

O prazo para entrega do IR iniciou no dia 15 de março e vai até dia 31 de maio. Em caso de esquecimento, o contribuinte terá que pagar uma multa à Receita Federal, que pode variar seu valor, sendo de 1% e chegando até 20% do valor declarado. 

Portanto, é imprescindível ser calculado, declarado e enviado da forma correta, para não ter problemas financeiros.

Entenda mais sobre o Imposto de Renda, acessando as postagens abaixo:

Como deve ser realizada a declaração do IR 2023?

A Receita Federal estabelece uma série de critérios para definir se uma pessoa física ou jurídica é obrigada a declarar Imposto de Renda. Esses critérios incluem, por exemplo, ter recebido rendimentos tributáveis acima de um determinado valor no ano fiscal.

Dessa maneira, antes de começar a declaração, você precisará ter em mãos uma série de documentos, como comprovantes de rendimentos, recibos de despesas médicas e educacionais, comprovantes de pagamento de impostos, entre outros.

Com todos os documentos em mãos, é possível acionar o programa de declaração do Imposto de Renda no site da Receita Federal. 

O programa de declaração guiará você no preenchimento das informações necessárias, incluindo informações pessoais, rendimentos, despesas, bens e dívidas, entre outras.

Lembre-se, as informações precisam ser declaradas com cautela e precisam coincidir com as informações da Receita Federal, pois caso esteja faltando rendimentos para declaração, ela poderá cair na malha fina e causar problemas fiscais. 

Mas, o que pode me ajudar na declaração do IR?

É possível contar com uma empresa especializada, como a D’Santos, que poderá ajudar no esclarecimento de dúvidas sobre a declaração, além de poder realizá-la para você não precisar se preocupar e continuar se dedicando às outras áreas do seu dia a dia. 

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços, e não deixe para declarar o IR na última hora!

Atualizado em março de 2023.

DECLARE O IMPOSTO DE RENDA 2023 AGORA MESMO E EVITE PROBLEMAS COM O FISCO!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile