Micro e pequenos negócios: Conheça 3 dicas para acelerar sua empresa
Empreender é desafiante e ao mesmo tempo é preciso pensar nas várias etapas do negócio para que tenha um crescimento sustentável.
Acelerar micro e pequenas empresas através da transformação digital pode ser a saída para que o negócio alcance maior público e faça ainda mais vendas no mês.
Como acelerar micro e pequenas empresas?
Acelerar micro e pequenas empresas significa basicamente duas coisas: conquistar novos mercados e vender mais.
Toda empresa inicia suas atividades num mercado inicial, que pode ser o seu bairro, sua região ou cidade.
Porém, somente as grandes empresas ampliam o seu raio de atuação e se libertam da dependência exclusiva de um único tipo de cliente.
Por isso, para acelerar micro e pequenas empresas é preciso começar com a expansão para um novo perfil de clientes de forma detalhada.
Um exemplo de estudo de concorrência e crescimento de mercado é o planejamento estratégico da líder de transporte urbano Uber.
2. Não descuide da gestão financeira
O crescimento da empresa demandará que a casa esteja em ordem.
Nenhuma empresa com problemas financeiros, falta de controle de caixa ou gestão ineficiente terá um desenvolvimento saudável e de longo prazo.
Antes de pensar em crescer faça a parte burocrática e cuide de suas contas.
Tenha um rigoroso controle de gastos e entradas, um estoque enxuto e uma boa negociação com os seus fornecedores.
É fundamental ainda ter uma reserva financeira, criada ao longo do tempo de operação de sua empresa, destinada apenas para investimentos em aceleração de crescimento.
3. Destaque-se no mercado
O segredo infalível para acelerar micro e pequenas empresas não é uma fórmula mágica.
Nenhuma empresa cresce se não se diferenciar.
Nada atrairá mais clientes e consolidará a empresa no mercado se não for um produto ou serviço diferenciado.
Para isso ouça seu cliente, veja o que as pessoas realmente precisam e não crie apenas mais um produto, mas sim soluções.
Empresas inovadoras estão sempre adiante e possuem taxas de crescimento acima da média.
A regra é estar atento ao mercado e ser capaz de converter a demanda dos consumidores em serviços de qualidade.
Principais aceleradoras no mercado
Hoje, existem diversas entidades criadas justamente com o objetivo de auxiliar empresas a atravessarem esse momento crítico que é o início de sua operação – estamos falando das aceleradoras.
Veja 4 delas:
1. ACE
Foi eleita três vezes consecutivas a melhor aceleradora da América Latina, pelo LatAm Founders, e é considerada a maior aceleradora do país.
2. Artemisia
A Artemisia é uma organização de fomento dos negócios sociais.
Ela tem um programa de aceleração de empresas com duração de seis meses.
Os empreendedores selecionados são desafiados a testar modelos de negócio – operacionais e de receita – e refinar o impacto social de sua solução em um ambiente de cocriação e colaboração com outros empreendedores, mentores, parceiros e investidores da rede Artemisia.
3. Baita
A Baita é uma aceleradora de base tecnológica que trabalha com startups que possuam tecnologias inovadoras em suas áreas de atuação.
4. Liga Ventures
A Liga Ventures é uma aceleradora focada em conectar e gerar negócios entre startups e grandes corporações, através de programas de aceleração temáticos, aceleração de startups internas, programas corporativos de aceleração e sessões de startup matching.