4 dicas de gestão de estoque para supermercados: fique livre do desabastecimento e não perca mercadorias
Impulsionar a gestão de estoque do seu supermercado é fundamental para que você evite perdas e o desabastecimento. Saiba como fazer uma gestão efetiva com apenas 4 dicas!
Gerenciar um supermercado não é uma tarefa fácil. Há várias questões que englobam esse fator, desde a gestão financeira até a gestão de pessoas.
Contudo, um dos segmentos mais importantes para esse tipo de empresa é o estoque. É por meio da gestão de estoque que o supermercado pode ou não suprir as necessidades de seus clientes e ter um alcance de vendas maior ou menor.
É de extrema importância que o estoque esteja sempre impecável para não ocasionar problemas financeiros à empresa.
Para isso, separamos 4 dicas que irão auxiliar o seu empreendimento na gestão de estoque, a fim de não ocasionar problemas financeiros. Confira!
Por que meu supermercado precisa de uma gestão de estoque?
A gestão de estoque é de grande importância para qualquer empresa que trabalhe com venda de produtos.
Por meio dela, é possível atender a algumas demandas que visam o melhor desenvolvimento do local, como, por exemplo, ter um estoque bem organizado, com as datas de vencimento dos produtos por ordem, separação de mercadorias em curvas, entre outros.
Tendo uma gestão de estoque bem estruturada, a empresa terá menos prejuízos e alcançará maiores resultados de faturamento.
Dessa forma, é necessário analisar quais pontos devem ter a atenção do gestor para melhor desenvolvimento da administração. Saiba mais no próximo tópico!
Entenda mais sobre a gestão de estoque e como ela pode beneficiar o seu supermercado:
4 dicas para ter uma gestão de estoque de sucesso
Agora que você já compreendeu a importância de realizar a gestão de estoque, conheça 4 dicas para realizá-la da melhor forma possível:
-
Demanda dos clientes
Ao ter organização no estoque e gerenciá-lo de maneira assertiva, você garantirá que os produtos e mercadorias estejam disponíveis para os clientes a qualquer momento.
Dessa forma, os consumidores serão sempre atendidos e estarão satisfeitos, e, por consequência, se tornarão fiéis ao seu empreendimento.
-
Evite perdas de vendas
Acompanhar de perto a gestão do estoque faz com que seu supermercado evite perdas de vendas.
Sendo assim, é indispensável que haja controle sobre as mercadorias que mais são pedidas por seus consumidores. Assim, você garante que o seu supermercado esteja sempre abastecido.
-
Controle de gastos
Uma gestão de qualidade pretende auxiliar o controle de gastos em seu estoque, ou seja, realizar contagem dos produtos a fim de saber exatamente a quantidade de cada um e controlar os que precisam ser adquiridos e os que devem ser evitados na compra.
Ter produtos parados em seu estoque é perda de dinheiro, com isso, não hesite em ter controle sobre as compras dos produtos.
-
Diminuía a porcentagem de perdas
Ter controle sobre os prazos de validade dos produtos e do armazenamento adequado é uma maneira eficiente de evitar as perdas.
Além disso, é de extrema importância que todos os produtos estejam armazenados corretamente para não ter problemas com a Vigilância Sanitária.
Seu estoque não deve ter produtos danificados ou vencidos, pois além de causar problemas com o cliente, a empresa também poderá obter grandes prejuízos.
Dica extra: conte com o nosso auxílio especializado para sua gestão de estoque!
Ter ajuda de uma empresa especializada, como uma contabilidade, pode ser uma grande vantagem para o seu supermercado.
Por meio dela, sua empresa não terá problemas com a gestão de estoque, além de contar com o suporte nos demais assuntos contábeis e fiscais, como gestão de custos, gestão do fluxo de caixa e gestão de impostos.
Nós, da D’Santos Assessoria Contábil, oferecemos serviços personalizados que irão impulsionar a organização do seu supermercado.
Entre em contato com a nossa equipe e descubra como iremos te ajudar!
TENHA O SUPORTE NECESSÁRIO DE GESTÃO DE ESTOQUE COM A D’SANTOS ASSESSORIA CONTÁBIL