Atualizado em junho de 2023.
Margem de Lucro: O caminho para o sucesso financeiro do seu supermercado
Veja como impulsionar seus resultados. Entenda como uma análise estratégica da margem de lucro pode ajudar em sua gestão!
A margem de lucro é um instrumento crucial para entender como andam as finanças de um negócio.
Por meio dessa ferramenta, é possível calcular o ponto de equilíbrio, identificar novas oportunidades de lucro e tomar as decisões mais adequadas para impulsionar suas vendas.
Continue conosco e entenda como conquistar resultados sólidos para seu supermercado!
O que é a margem de lucro?
A margem de lucro é um conceito importante para a saúde financeira de um negócio.
Ela representa a porcentagem do preço de um produto ou serviço que corresponde ao lucro da empresa.
Seu cálculo é feito a partir da subtração dos custos e despesas do preço de venda do produto ou serviço, e então dividindo o resultado pelo preço de venda.
Existem diferentes tipos, como a margem de lucro bruta e a margem de lucro líquida, que consideram diferentes fatores.
Saiba como a margem de lucro pode ser uma boa aliada para manter as finanças de seu restaurante em bom estado:
Qual a sua importância para os supermercados?
A margem de lucro é fundamental para manter a saúde financeira de um supermercado, pois representa o valor que o empreendimento ganha com a venda de seus produtos.
Além disso, é importante analisar a margem de contribuição de cada produto do mix, que representa quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para cobrir todas as despesas do supermercado.
Conhecer a margem de lucro dos produtos também é importante para adequar o preço de venda e ter conhecimento sobre as principais despesas.
Saiba como os indicadores financeiros podem ser determinantes para entender as condições do seu estabelecimento:
Encontrando o equilíbrio para a competitividade através da margem de lucro
Para encontrar o equilíbrio para a competitividade através da margem de lucro, é importante calcular o ponto de equilíbrio da empresa.
O ponto de equilíbrio é o indicador que mostra o volume mínimo de faturamento necessário para que a empresa não tenha prejuízos e as receitas se igualem aos custos.
Ele pode ser calculado a partir da margem de contribuição, que é o ganho bruto sobre as vendas.
Encontrar o ponto de equilíbrio ajuda a gestão da empresa a tomar decisões financeiras mais assertivas e a encontrar a melhor maneira de gerar lucro.
Entenda a importância da precificação correta para potencializar seus resultados:
Como a contabilidade ajuda os supermercados a manterem a margem de lucro?
Encontrar o ponto de equilíbrio é essencial para entendimento e manutenção da margem de lucro do seu supermercado.
No entanto, essas são questões que nem sempre o gestor terá tempo para cuidar no dia a dia. Afinal, existem diversos problemas a serem resolvidos, assim como outras burocracias que exigem atenção.
Por isso, ter uma contabilidade para supermercados é importante para ajudar com sua margem de lucro por meio da redução de custos, precificação correta, diversificação de produtos e serviços, bem como aumento dos lucros e escolha do regime tributário.
Tenha os contadores da D’Santos ao seu lado
Nós, do escritório D’Santos Assessoria Contábil, fornecemos serviços contábeis de alto nível, com foco na dor do cliente.
Prezamos contribuir para uma evolução segura, por meio de serviços de qualidade e eficiência.
Por isso, utilizamos uma contabilidade consultiva para orientar devidamente quanto às melhores práticas.