6 dicas de como identificar e controlar os custos em seu supermercado
Descubra como ter melhor controle e reduzir os custos do seu comércio, através desse artigo
Os supermercados precisam ter pleno controle de seus custos operacionais de forma constante, por se tratar de um tipo de estabelecimento que vende diariamente e que precisa manter a sede física da loja, o estoque, o canal de venda com um atendimento de excelência e gerar promoções que atraiam o interesse dos clientes.
Quanto maior é o supermercado, além da quantidade de filiais, maiores serão os custos e despesas para a manutenção. Em caso de erros pode ocorrer gastos e perdas excessivas com mercadorias ou mobílias que podem gerar prejuízos no giro do estoque e na capacidade do atendimento.
Neste artigo daremos importantes dicas de como controlar e gerir esse tipo de gasto da melhor forma.
Como reduzir custos no supermercado?
É importante que os gestores identifiquem os principais produtos que de fato estejam gerando acúmulo de produtos no estoque ou elevação de diferentes tipos de gastos.
É essencial, em primeiro passo, realizar um levantamento do valor de cada produto e de sua condição no estoque. O gestor de produtos ou de estoque deve comparar a quantidade de produtos, considerando o prazo de validade e o tempo que estão presentes no estabelecimento.
Essas informações devem ser inseridas na planilha de controle de produtos, o que permitirá, posteriormente, separar cada tipo de custo por categoria de custo fixo ou variável.
Com todas as informações organizadas será possível desenvolver estratégias para reduzir impactos negativos ou possíveis perdas.
Saiba mais sobre como reduzir os custos de seu comércio acessando a postagem abaixo:
- 3 dicas valiosas para dar fim aos seus custos desnecessários
- Planejamento Tributário: como reduzir custos em sua empresa
1 – Planejamento e metas
É importante realizar planejamento e definir metas que ajudem a controlar gastos, o supermercado por meio de sua gestão deve fazer parte do dia a dia do setor de administração e demais departamentos.
Toda a equipe envolvida com a administração precisa compreender como os gastos podem ser encarados para realizar cortes e serem percebidos de forma estratégica.
Em muitos casos há gastos que podem ser anulados ou reduzidos com a meta de diminuir o desperdício de produtos, ou de dinheiro.
É importante definir metas considerando a realidade de cada estoque, filial e departamento interno do supermercado. Os colaboradores também precisam se conscientizar sobre o controle dos gastos para otimizar os recursos financeiros da empresa e manter o ritmo de renovação de portfólio de produtos.
2 – Escolha os melhores fornecedores
É fundamental ao gestor de supermercado analisar seus fornecedores e realizar uma nova seleção. E quando falamos em fornecedores, nos referimos aos que fornecem insumos para a montagem e administração das atividades operacionais do supermercado e selecionar fornecedores que irão fornecer as principais mercadorias.
Ao buscar a redução de custos do supermercado, o gestor precisa ter visão técnica para fazer uma análise mais criteriosa para verificar a qualidade dos produtos, a diferenciação de cada marca e as vantagens que elas geram para as vendas.
Sendo essencial que os fornecedores apresentem benefícios para não afetar a qualidade da entrega que o negócio fará.
Dentre as principais capacidades que o fornecedor deve oferecer para a empresa destacar o melhor atendimento possível, melhores condições de pagamento, custo-benefício de cada produto, a capacidade da entrega de pedidos, cumprimento de prazos, conhecimento da demanda do produto ou da marca de mercado.
3 – Identifique os produtos no estoque
A gestão do supermercado deve verificar os produtos que costumam ficar parados no estoque, o produto parado é sinônimo de “dinheiro parado”, por não ocorrer giro de capital e de produto pela ausência de saída com a queda das vendas.
Simultaneamente, o produto parado gera despesa com o consumo do espaço físico, que poderia ser ocupado por outros produtos mais novos e mais modernos.
Sendo assim, os gestores e gerentes devem procurar identificar os produtos que estão há muito tempo parados no estoque e realizar uma promoção ou redistribuição entre as filiais.
No caso de produtos não faturados em nota, ou seja, colocados à disposição sob consignação (o revendedor paga ao fornecedor depois da venda), o supermercado poderá devolver o produto para o fornecedor ou renovar a consignação sob novas condições.
As promoções devem ser realizadas para produtos que estão dentro da validade e em plenas condições para serem colocados à disposição.
No caso de produtos que estão próximos da data de validade é importante intensificar as promoções ou verificar com o fornecedor a possibilidade de negociação para troca.
4 – Acordos comerciais
O supermercado pode de fato realizar acordos mais amplos com fornecedores e transportadores para ter acesso a lançamento de produtos e de serviços, para atingir metas e bonificações na produção ou compra por escala, visando a redução de custos de aquisição de produtos e serviços.
É orientado cumprir os principais critérios de qualidade e quantidade de produtos a serem pedidos, isso ajuda o supermercado a obter maior retorno financeiro.
5 – Use um sistema de gestão
Além de utilizar planilhas offline e digitadas, é indicado que o supermercado use sempre plataformas automatizadas que permite o lançamento de dados financeiros e fiscais em planilhas que automatizam o compartilhamento de informações entre os principais departamentos responsáveis.
Dessa forma, as informações relacionadas às compras, vendas, estoque, financeiro, além de pagamentos de tributos e outros compromissos a serem plenamente controlados. Ao contar um controle de informações financeiras e fiscais, o negócio ficará protegido de qualquer prejuízo.
6 – Modernize equipamentos
Muitas vezes, os custos de um supermercado podem se elevar pelo uso de equipamentos antigos, principalmente no setor de informática e refrigeração, o que pode gerar lentidão no atendimento e perda de mercadorias que exigem refrigeração de melhor qualidade.
Conte com um serviço especializado
Portanto, a gestão do supermercado deve aplicar o melhor projeto de controle de custos através de metas de redução de gastos desnecessários, controle de gastos e evitando que o produto permaneça parado no estoque.
Em todos os casos, os levantamentos de dados e de informações devem ser considerados e a gestão precisa depender de profissionais capacitados e com visão analítica.
Para que isso seja possível, nós da D’Santos Assessoria Contábil, contamos com serviços especializados para supermercados, mercearias e minimercados e desempenhamos um trabalho excelente, visando sempre o crescimento de sua empresa.
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